Fonte: Xiaomi
A Xiaomi, gigante chinesa conhecida por smartphones acessíveis, mira no mercado de veículos elétricos (VEs) com a introdução de seu primeiro carro elétrico, o Xiaomi SU7. Revelado em um evento de alto perfil em Pequim, o sedã está pronto para competir com players estabelecidos, fazendo afirmações audaciosas de superar Tesla e Porsche.
O SU7, pronunciado “soo-chee” em chinês, é construído na arquitetura exclusiva Modena da Xiaomi, apresentando motores elétricos HyperEngine com impressionantes 21.000 rpm. A Xiaomi se orgulha de um chassi fundido, carimbado com uma força de fixação de 9.100 toneladas, superando os padrões de fabricação da Tesla. A linha inclui o SU7 Max, de tração nas quatro rodas e motor duplo, e o SU7 de tração traseira e motor único.
Apesar da falta de detalhes de preços, a Xiaomi afirma que o SU7 Max oferece uma autonomia de 800 km e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,78 segundos, superando o Model S da Tesla e o Taycan Turbo da Porsche. Isso é atribuído à plataforma de alta voltagem de 101 kWh e 800 V da fabricante de baterias CATL, possibilitando um carregamento rápido com 220 km em 5 minutos, 390 km em 10 minutos e 510 km em 15 minutos.
A ambiciosa incursão da Xiaomi no mercado de VEs é apoiada por uma equipe de profissionais experientes da indústria automotiva. Tianyuan Li, anteriormente na série iX da BMW e nos conceitos iVision, e James Qiu, um designer do projeto Vision EQXX da Mercedes-Benz, juntaram-se à equipe de design automotivo da Xiaomi. Notavelmente, Chris Bangle, veterano da BMW, atua como consultor de design.
O SU7, comparável em tamanho à série 5 da BMW, oferece um interior espaçoso com três opções de cor: “azul aqua”, cinza e verde oliva. O CEO da Xiaomi, Lei Jun, enfatizou os elementos de design distintos, incluindo faróis em forma de “gota d’água” que lembram o caractere chinês para “arroz” e uma luz de freio traseira com 360 LEDs.
O sistema de entretenimento do veículo, HyperOS, alimentado pelo processador Snapdragon 8295 da Qualcomm, possui uma tela central de 16,1 polegadas em resolução 3K, tablets opcionais Xiaomi Pad e 23 alto-falantes Dolby Atmos. A Xiaomi planeja abrir seu ecossistema CarIOT para terceiros, apresentando recursos como uma cadeira de carro inteligente e compatibilidade com CarPlay e AirPlay sem fio do iPhone.
O SU7 integra botões físicos para controle de clima, acionamento do spoiler e ajuste da altura do veículo. As capacidades de direção autônoma do carro são possibilitadas pela plataforma Xiaomi Pilot, utilizando até dois processadores NVIDIA Drive Orin e uma série de sensores, incluindo Lidar com alcance visual de 200m.
A Xiaomi pretende realizar testes de direção autônoma em 100 cidades chinesas até o final de 2024. A empresa provocou atualizações futuras, incluindo o HyperEngine V8s com 27.200 rpm e uma tecnologia de motor elétrico de próxima geração baseada em fibra de carbono capaz de 35.000 rpm.
Embora a Xiaomi ainda não tenha divulgado os preços, Lei Jun insinuou uma faixa de preço cara. A disponibilidade do SU7 fora da China permanece incerta, e um lançamento nos Estados Unidos não é esperado no futuro próximo. Enquanto isso, os entusiastas da Xiaomi podem combinar seu SU7 com cores de edição limitada dos smartphones Xiaomi 14, 14 Pro, e do Xiaomi Watch S3 eSIM. O mercado aguarda ansiosamente mais detalhes nos próximos meses.