ID 2all. Fonte: Volkswagen
A Volkswagen está voltando aos botões físicos em seu mais recente carro elétrico conceitual, o ID. 2all. A decisão vem em resposta ao feedback dos clientes, especialmente dos mercados europeus, que expressaram preferência pela familiaridade tátil dos controles físicos.
O interior reformulado do ID. 2all, exibido no Volkswagen City Studio em Copenhague, destaca-se por uma série de botões físicos posicionados abaixo da tela sensível ao toque central. Darius Watola, designer de interiores da marca, enfatizou que essa mudança nos controles sensíveis ao toque representa “uma nova abordagem para todos os modelos” com base no feedback recente dos clientes.
O CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, já havia reconhecido e abordado as críticas dos clientes em relação à superdependência de controles sensíveis ao toque em modelos anteriores, citando o impacto negativo na fidelidade do cliente. A abordagem anterior da empresa, centrada em controles sensíveis ao toque, endossada pelo antecessor de Schäfer, Herbert Diess, foi considerada prejudicial à satisfação do cliente.
O ID. 2all é construído sobre a plataforma MEB Entry atualizada da Volkswagen, ostentando um motor robusto de 223HP que acelera de 0 a 62MPH em menos de sete segundos. Com uma impressionante autonomia de até 280 milhas com uma única carga, este veículo elétrico oferece flexibilidade aos motoristas. Notavelmente, a autonomia estendida é alcançada com a bateria maior e mais avançada de 56kWh, em oposição à versão de 38kWh.
Com previsão de preço abaixo de €25.000 (aproximadamente R$100.000,00), o ID. 2all está programado para chegar ao mercado europeu como modelo de produção em 2025. Além disso, a Volkswagen provocou o lançamento do SUV ID. 2all, descrito como o irmão do ID. 2all, que deverá fazer sua estreia em 2026.
A decisão estratégica da Volkswagen de reintroduzir botões físicos reflete uma compreensão sutil das preferências dos consumidores, mesclando a tecnologia elétrica moderna com um toque de conveniência tradicional. À medida que a indústria automotiva continua a evoluir, essa mudança na filosofia de design pode estabelecer um novo padrão para interiores centrados no usuário no cenário de veículos elétricos.